Exame oftalmológico

O exame oftalmológico é um teste realizado que serve para avaliar os olhos, pálpebras, canais lacrimais, ele ajuda na investigação e descoberta de doenças na região dos olhos. Geralmente neste teste é feito o teste de acuidade visual, porém existem outros exames mais específicos que também pode ser feito.

Como é feito o exame oftalmológico

Um exame oftalmológico completo inclui vários testes e o oftalmologista precisa ser especialista no assunto e estar apto usando várias luzes para realização do exame. Este exame é feito na acuidade visual e é feito em muitos casos como em casos de pessoas que passaram em concursos, em pessoas que estão tirando carteira de motorista. Abaixo iremos elencar o que inclui o exame completo:

 

    • Fundoscopia: serve para diagnosticar alterações na retina ou no nervo ótico.
    • Exame de movimentos oculares: este exame é feito para avaliar se os olhos estão alinhados.

 

  • Tonometria: este exame serve para medir a pressão dentro dos olhos, através de uma luz projetada.

 

  • Avaliação das vias lacrimais: o médico analisa através de colírios e outros materiais a quantidade de lágrima e sua permanência nos olhos.

 

 

Quando fazer o exame oftalmológico

O exame oftalmológico varia de acordo com a idade da pessoa e a presença ou ausência de problemas de visão, é recomendado que pessoas com problemas de visão devem consultar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Porém é muito importante que todas as pessoas façam exames de rotina nos olhos.

Onde encontrar o médico especialista

Encontre seu oftalmologista no Guia Médico! Aqui você encontra os profissionais que fazem a diferença. Nós somos o guia oficial da Associação Médica do Mato Grosso do Sul. Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *