Entenda sobre o exame de Broncoscopia

A broncoscopia é um exame é um exame específico para avaliar as vias aéreas, através da introdução de um tubo fino e flexível, este tubo geralmente entra pela boca ou nariz, a forma como ele irá entrar o médico vai decidir. Este tipo de exame pode ajudar muito no diagnóstico de doenças como pneumonia ou um tumor, ele também pode ser usado para tratar uma obstrução no pulmão.

Quando o exame de broncoscopia pode ser realizado?

O exame de broncoscopia pode ser pedido pelo pneumologista, sempre que existir uma suspeita de doença no pulmão ou que não tenha sido comprovada através dos sintomas ou outros exames. O exame de broncoscopia pode ser pedido quando existe suspeita de alguns sintomas, veja abaixo os casos mais comuns:

    • Câncer

    • Pneumonia

  • Obstrução das vias aéreas

Pessoas com tosses persistente em casos que não possui causas específicas ou que não desaparece com o tratamento, o exame de broncoscopia serve para diagnosticar casos como esse, nos casos de suspeita de câncer o médico faz uma broncoscopia com biópsia, neste procedimento retira-se uma pequena parte do pulmão  para ser analisado em laboratório e confirmar o diagnóstico, por isso alguns resultados podem demorar mais do que o normal.

Como se preparar para broncoscopia?

Antes de fazer a broncoscopia é recomendado ficar em jejum de 6 a 12 horas sem comer ou beber, só é permitido beber o mínimo de água caso for ingerir algum comprimido, medicamentos anticoagulantes como a aspirina, devem ser interrompidos alguns dias antes do exame para evitar o risco de sangramento. As indicações de preparo para o exame pode variar de clinica para clinica, por isso o importante é consultar um profissional capacitado, converse com seu médico antes de tudo, explique tudo sobre questões de medicamentos, o que você toma. É importante também levar um amigo também ou familiar, pois em muitos casos é usada uma anestesia e talvez o paciente fique impossibilitado.

Quais os possíveis riscos do exame de broncoscopia?

Existem alguns riscos no exame, uma vez que é introduzido um tubo nas vias respiratórias, veja abaixo o que pode acontecer em casos raros:

    • Colapso do pulmão: se trata de uma complicação muito rara que surge no pulmão em algum procedimento, porém o tratamento pode ser relativamente fácil, em alguns casos é necessário ficar internado no hospital.

    • Sangramento: geralmente ocorre casos de sangramento em poucas quantidades, não é nada que seja fora do normal, geralmente isso acontece em casos quando é preciso retirar uma amostra para biópsia

  • Infecção: este tipo problema pode surgir quando existe alguma lesão no pulmão, causando febre, piorando os sintomas de tosse e sensação de falta de ar.

Não se preocupe, os casos que acontecem esses problemas citados acima são bem raros e fáceis de tratar.

Encontre no Guia Médico o médico ideal para realizar o exame de Broncoscopia

O Guia Médico é o guia oficial da Associação Médica do Mato Grosso do Sul. Encontre o médico ideal para realizar o exame de broncoscopia Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *