Medicina do trabalho: o que é e quais suas funções?

A medicina do trabalho se preocupa com prevenções de doenças no exercício profissional e ambiental no controle de doenças. Esta modalidade está totalmente ligada a normas governamentais que empresas devem cumprir para o bem estar e promoção da saúde do trabalhador. Atualmente as empresas estão mais conscientizadas em relação a isso, o empresário já procura alguma clínica especializada para atender a equipe de sua empresa.

Exames admissionais e demissionais

Esses exames são os principais da medicina do trabalho, eles são feitos na contratação do funcionário e na demissão, eles servem para comparar a saúde do funcionário no momento que ele entra no trabalho e no momento que ele é desligado da empresa. Empresas com apenas um funcionário devem ficar atentas, esses exames são obrigatórios para qualquer colaborador que tenha registro em carteira de trabalho, dificilmente esses exames são feitos na empresa, geralmente as empresas têm algum contrato de trabalho com a clínica especializada.

As empresas precisam da medicina do trabalho

A medicina do trabalho é regulamentada pelo Ministério do trabalho e Emprego, isso faz desta modalidade médica ser obrigatória para empresas. A medicina do trabalho precisa garantir todos os recursos da medicina ocupacional aos empregados, o empresário precisa garantir a qualidade de trabalho para evitar problemas com a lei.

Funções do médico do trabalho

O médico que atua nesta área precisa de um certificado de residência médica (ou denominação equivalente), é necessário demonstrar que ele tenha atuado em medicina do trabalho. Ele precisa ser reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica. O básico que este médico precisa fazer é a integração entre a exigência das atividades profissionais na empresa e o impacto disso na saúde do trabalhador.

Onde encontrar um médico do trabalho no Mato Grosso do Sul?

Encontre o médico profissional do trabalho no Guia médico! Somos o guia oficial da Associação médica do Mato Grosso do Sul, encontre o profissional da especialidade que está procurando. Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *