Cirurgia do joelho: saiba como funciona e os cuidados necessários

Você já parou pra pensar o quanto movimentamos o nosso corpo? Estamos sempre em movimento, e o perigo vem muitas das vezes com a sobrecarga do corpo, e as partes que mais sofrem com essas sobrecargas geralmente são as estruturas do corpo e os joelhos fazem parte desta estrutura. Este é um assunto muito importante para ser tratado, então preste atenção que iremos falar sobre cirurgia do joelho.

Entenda como é a estrutura do joelho e sua função no corpo

O joelho é formado por estruturas que trabalham em conjunto, os profissionais de saúde relatam que o joelho é uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Devido a anatomia o joelho tem pouca estabilidade e isso justifica o papel que é desempenhado pelas estruturas, elas trabalham para que o conjunto tenha uma melhor estabilização. Existem dois tipos de estabilizadores os estáticos e os dinâmicos, o primeiro é identificado pelos ligamentos meniscos e estruturas ósseas e o trabalho do segundo é em conjunto com a musculatura. O joelho é uma das peças fundamentais do corpo, ele é responsável por boa parte do movimento do corpo, as articulações do joelho são indispensáveis, através dele conseguimos fazer tudo como: sentar, ficar de pé e correr. Por isso existe um cuidado especial e em muitos casos as pessoas precisam chegar ao ponto de ter que realizar uma cirurgia do joelho.

Quando a cirurgia é indicada?

Existem tratamentos para dores e lesões no joelho, porém em alguns casos o tratamento já não resolverá mais. Por isso é necessário dar o passo para a cirurgia, também algo que é muito recomendado em alguns casos é a fisioterapia, no entanto existem quadros que para recuperação, a única solução é a cirurgia do joelho. No tópico anterior explicamos para você sobre as estruturas, agora iremos falar quais são as mais afetadas, as estruturas mais afetadas são os meniscos, ligamentos e cartilagens, nestes casos é indicado o procedimento de cirurgia do joelho.

Substituição total do joelho

Na maioria dos casos este procedimento é realizado em pessoas mais idosas, onde a estrutura já está muito afetada, no local da estrutura óssea é colocada uma estrutura de metal.

Cirurgia parcial do joelho

Ao contrário da cirurgia total do joelho, este procedimento apenas remove a estrutura danificada, é um procedimento menos complicado do que o citado acima.

Cuidados pós-operatório

Independente do tipo de cirurgia do joelho que você irá realizar existem alguns cuidados necessários que você precisa seguir para ter uma ótima recuperação pós-operatório, por isso esta fase da recuperação é importante e requer uma série de cuidados, após a cirurgia. Para que você tenha uma boa recuperação é necessário seguir algumas recomendações como:

    • Não fazer esforços exagerados

  • Não se apoiar sobre o joelho

Siga sempre as instruções do seu médico

O objetivo do fisioterapeuta é sempre te orientar para que você recupere a amplitude dos movimentos da perna. O fisioterapeuta divide as atividades de duas formas, geralmente é dentro ou fora da clínica. Por isso não deixe de seguir as recomendações mesmo quando estiver em casa.

Procure no Guia médico um profissional para cirurgia do joelho

Procure o profissional capacitado para cirurgia do joelho no Guia Médico. CLIQUE AQUI e encontre o médico capacitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *