Mamografia: este tipo de exame detecta o câncer de mama.

A mamografia é um exame radiológico para avaliar o avanço das mamas, este procedimento é feito com um aparelho específico de raio x, conhecido como mamógrafo. Este tipo de exame pode indicar lesões benignas e até mesmo o câncer, geralmente este tipo de doença é descoberto com nódulos ou calcificações, na maioria dos casos o exame de mamografia detecta aparecimento precoce do câncer de mama.

Tipos de mamografia

Existem dois tipos de aparelho, um é chamado de convencional e o outro é o digital, ambos utilizam utilizam o raio-x para a produção da imagem da mama, a diferença está na forma de como ocorre a captação. Abaixo iremos especificar essas diferenças para que você entenda de uma forma mais detalhada:

    • Mamografia convencional: este tipo de mamografia utiliza um filme que após a exposição da mama ao raio-x, a imagem da mama é armazenada no próprio filme, pode acontecer algumas falhas e o exame precisa ser refeito.

  • Mamografia digital: já este procedimento é um pouco mais moderno, ele transforma o raio-x em um sinal elétrico que é transmitido para o computador. A mamografia digital oferece mais vantagens se for comparar com a convencional, a imagem mamográfica pode ser armazenada e recuperada com facilidade, permitindo que o radiologista consiga ajustar as imagens no monitor com muito mais facilidade do que a mamografia convencional.

Indicações da mamografia

A principal indicação da mamografia é para rastrear o câncer de mama, na maioria dos casos a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos, essa idade é indicada para mulheres em geral da população. Mas vale ressaltar que em casos específicos onde já existe um quadro na família onde alguém já teve ou tem câncer de mama, é muito importante ficar em alerta, pois o risco pode ser maior, nestes casos o exame de mamografia pode ser feito 10 anos do recomendado, a partir dos 30 anos já é indicado. Existem casos mais específicos onde os casos já aparecem na família a partir dos 30 anos, nestes casos recomenda-se realizar o exame a partir dos 25 anos.

Cuidados ao fazer a mamografia

As mulheres podem se queixar de algum desconforto no dia do exame de mamografia, uma recomendação médica muito importante, a mamografia deve ser realizada durante a segunda ou terceira semana do período menstrual da mulher, neste período há uma menor densidade das glândulas da mama, e automaticamente o exame fica mais detalhado e com menor desconforto.

Não esqueça destes detalhes

Caso você já tenha feito o exame de mamografia, é recomendado que você leve os resultados para que o médico faça uma comparação. Às vezes a melhor forma de encontrar um câncer é através da comparação dos exames.

Duração do exame

Cada exame mamográfico dura apenas alguns segundos, geralmente os exames são agendados a cada 15 minutos, para que haja tempo da troca de roupa do paciente e a mudança de posição.

Recomendações após o exame

Durante o exame de mamografia, você pode ter um desconforto, porém são muitos raros os casos onde a dor irá persistir. Por isso você conseguirá prosseguir com suas tarefas do dia tranquilamente sem problema algum.

Encontre no Guia Médico o médico especialista para realizar o exame de Mamografia

Faça sua busca agora mesmo no Guia Médico e encontre o médico especialista para que você realize o exame de Mamografia. CLIQUE AQUI e encontre agora mesmo o profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *