O que é e o que faz um Especialista em Rins?

O Nefrologista é um especialista em problemas renais que atende casos em que o paciente pode ser tratado somente com medicamentos e diagnosticando completamente o paciente, assim podendo descobrir origens de outros problemas, diferente do urologista, que utiliza tratamentos mais específicos, trato geniturinário, que inclui os rins, bexiga, uretra e órgãos reprodutivos masculinos

O Urologista por sua vez, atende pacientes com outros tipos de problemas, não somente os renais.

Qual a função do médico nefrologista?

Dentre as diversas atividades do especialista em Nefrologia, se destacam o diagnóstico e o tratamento de infecções urinárias, nefrites, pedra nos rins, doença renal crônica e doenças renais císticas.

Quando se deve procurar um nefrologista?

Deve-se procurar um nefrologista quando houver sintomas urinários (mudança de coloração, odor, frequência, dor), hipertensão arterial de difícil controle, alterações nos exames de urina (proteína, sangue), edema (inchaço), história na família de doença renal crônica e rins policístico, por isso vamos comentar mais sobre nefrologistas.

Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?

Sinais e sintomas de insuficiência renal aguda podem incluir:

  • Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal
  • Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés.
  • Sonolência
  • Falta de fome
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Confusão
  • Náusea e vômitos

Qual o exame para saber se tem problema nos rins?

A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina que precisam ser feitos constantemente de pelo menos semestre a semestre . A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.

Quais exames um nefrologista pode pedir?

Alguns exames que o médico pode pedir são: ultrassom, exames de urina e de sangue, biópsia dos rins, entre outros. O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do nefrologista e do histórico familiar do paciente.

O que o nefrologista faz na primeira consulta e como é a consulta?

A primeira consulta com um nefrologista pode ser por indicação de um urologista ou de um clínico geral, quando o paciente chega com queixas quanto à dor nas costas, cólicas, dor ao urinar e alterações na urina (cor, cheiro, volume e presença de espuma ou sangue). Quando o paciente procura um nefrologista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças no rim na família, como é a alimentação, profissão, se faz uso de remédios, etc. Além disso, o médico pode pedir exames para ver se está tudo certo. 

Onde posso encontrar um nefrologista caso eu seja indicado?

Nefrologista em Maceió

Nefrologista em Manaus

Nefrologista em Salvador

Nefrologista em Goiânia

Nefrologista em São Luís

Nefrologista em Cuiabá

Nefrologista em Campo Grande

Nefrologista em Recife

Nefrologista em Teresina

Nefrologista em Natal

Neurologista em Florianópolis

Neurologista em Aracaju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *