Entenda sobre o procedimento de cirurgia bariátrica

Atualmente muitas pessoas se encontram no quadro de obesidade e perder peso é uma grande dificuldade para quem está sofrendo com quilos a mais. Existem muitos métodos de emagrecimento, dentre eles estão as dietas que nem sempre consegue resultados satisfatórios. Uma solução é a cirurgia bariátrica e iremos abordar sobre o tema neste artigo específico aqui no blog do Guia Médico. Leia abaixo e entenda melhor sobre o assunto.

O que é cirurgia bariátrica

Este procedimento cirúrgico também é conhecido como “gastroplastia”, abaixo iremos listar 3 tipos em que a cirurgia bariátrica pode ser dividida:

 

  • Cirurgia disabsortiva: Este tipo reduz a capacidade do intestino em absorver os nutrientes a partir de um desvio deste órgão.
  • Cirurgias mistas: Este tipo combina os métodos de redução de estômago e desvio intestinal. Geralmente o mais popular é o bypass gástrico, geralmente este tipo corresponde a 75% das demandas realizadas no Brasil.
  • Cirurgias restritivas: Essas são conhecidas por reduzir o tamanho do estômago, reduzindo consideravelmente o espaço de armazenamento.

 

Vale ressaltar que no bypass é feito grampeamento do estômago e também o desvio intestinal. Sendo assim sobra pouco para que o alimento entre no estômago e automaticamente acontece a perda de peso.    

Quando fazer a cirurgia bariátrica

É muito importante ressaltar que este procedimento não se trata de uma intervenção simples onde pode acarretar muitas mudanças metabólicas que precisam ser monitoradas pelo resto da vida. O mais recomendado pelos médicos é que antes da cirurgia bariátrica o paciente faça uma dieta pelos meios tradicionais como redução alimentar, atividades físicas, acompanhamento psicológico para mudanças de hábitos alimentares e possíveis transtornos. Após seguir todos esses procedimentos recomendados pelo médico, ele também irá pedir uma bateria completa de exames antes também de fazer a cirurgia.

Cuide-se

Não foi encontrado um tratamento de “ouro” que resolve todos os problemas da obesidade, qualquer tratamento é passível de falha. Da mesma forma que 95% das pessoas fazem dieta e perdem peso de forma drástica, os pacientes bariátricos que não mudam seu comportamento podem engordar novamente e a cirurgia perder seu efeito. Por isso em primeiro lugar é recomendado cuidar da saúde acima de tudo.  

No Guia Médico você encontra o médico para este procedimento

No guia médico você encontra o profissional capacitado para realizar cirurgia bariátrica e tirar todas suas dúvidas a respeito do assunto. Clique aqui e encontre profissionais de saúde de diversas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *