Oncologia: Você Sabe o Que é?

O termo oncologia é muito comum para todas as pessoas que são ligadas ao câncer de alguma forma, sejam elas profissionais de saúde, pacientes ou familiares. Ma você sabe realmente o que é oncologia? A oncologia faz parte de uma ciência médica que estuda o câncer e os tumores que podem ser desenvolvidos no organismo, a origem dessa palavra vem do grego onkos (que significa, massa, volume e tumor). Para que você entenda melhor, a oncologia é o estudo dos tumores.  

O que é um câncer?

Câncer é um nome genérico dado para um conjunto de mais de 200 doenças que afligem o organismo ao mesmo tempo, causando anomalias celulares que formam tumores. O câncer também é conhecido como neoplasia, todo câncer é iniciado com o crescimento anormal e descontrolado das células. Um tumor é uma formação celular causada por esse crescimento e pode aparecer em qualquer região do organismo, motivo pelo qual existem tantos tipos diferentes de câncer.    

Qual a função do médico oncologista?

O oncologista é o médico formado e pós-graduado que estudou alguma especialidade de cancerologia e portando este tipo de profissional está capacitado para exercer a função de oncologista. Dentro da oncologia o médico oncologista é quem se ocupa a abordagem geral. O médico oncologista também consegue realizar outras especialidades como, patologias, radiologia, cirurgia, cirurgia, pediatria, psiquiatria, enfermagem, nutrição e outras especialidades.

Quais os objetivos do tratamento oncológico?

Após o diagnóstico do câncer, a oncologia deve determinar o objetivo do tratamento bem como a forma de tratamento a ser utilizada. Esse tratamento deve sempre ser individualizado na maioria dos casos e as necessidades de cada paciente devem ser observadas com bastante atenção.

Curativo

As condições da doença são observadas e determinar um tratamento que seja eficiente, mesmo que o paciente tenha pequenas chances de cura.

Remissão

Em casos onde não é possível obter a cura, passa-se para o segundo objetivo que é a remissão cabe ao médico oncologista determinar e informar ao paciente o objetivo da remissão da doença é o cuidado paliativo, o objetivo da oncologia é garantir e a melhor qualidade de vida para o paciente.

Cuidados Paliativos

Existem também os casos onde a remissão é remota, entra o terceiro objetivo que é o cuidado paliativo. Dentro da oncologia, o cuidado paliativo visa garantir melhor qualidade de vida ao paciente quanto aos seus familiares.

Diagnóstico precoce para oncologia

Até os dias atuais a oncologia trás como melhor prevenção o diagnóstico precoce. Um câncer quanto antes for descoberto, maiores são as chances de cura de forma que as recomendações, são de manter uma rotina periódica, especialmente para quem tem ou já teve alguém com câncer na família.

O Guia Médico pode te ajudar a encontrar um Oncologista

O Guia Médico é o Guia Oficial da Associação Médica do Mato Grosso do Sul, nós podemos te ajudar a encontrar um médico Oncologista! Clique aqui e encontre agora mesmo!

Uma resposta para “Oncologia: Você Sabe o Que é?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *