Ortodontia: Entenda Sobre Essa Especialidade e Encontre o Melhor Especialista com o Guia Médico

A Ortodontia em Campo Grande é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estão posicionados de forma inadequada. Um exemplo bem simples para que você entenda, os dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos e podem ser perdidos precocemente, isso tudo acontece devido à deterioração e a doença periodontal. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável para o paciente, e o principal é a saúde bucal. Hoje no conteúdo do Guia Médico você entender sobre essa especialidade para encontrar o melhor especialista em Campo Grande.  

Como Saber se Você Precisa de um Ortodontista?

Apenas o profissional capacitado que é o dentista saberá te orientar se você precisa ou não de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que inclui um histórico médico dentário completo, um exame clínico, utilizar moldes de gesso, fotografias e radiografias especiais. Após a realização de todos esses procedimentos, o profissional de Ortodontiairá decidir se você precisa ou não de um tratamento ortodôntico. Se você tem algum dos problemas abaixo, é um candidato ao tratamento de ortodontia.


  • Sobremordida: em alguns casos também conhecido como dentes salientes, este problema é causado por um excesso vertical na região da maxila ou sob erupção dos dentes dessa região.
  • Mordida Cruzada Anterior: uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
  • Mordida Cruzada: ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente a frente da arcada inferior ao morder normalmente.
  • Mordida Aberta: espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
  • Diastema: falhas ou espaços entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
  • Desvio de Linha Mediana: ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  • Apinhamento: ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária.         

Como funciona o Tratamento de Ortodontia Eficaz?

Existem diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, estes aparelhos são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. O funcionamento destes aparelhos é colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema irá determinar o procedimento ortodôntico mais adequado. Entenda melhor quais são os tipos de aparelhos fixos nos tópicos abaixo:

  • Aparelho Fixo: este é o tipo mais comum de aparelho, ele consiste em bandas, fios e braquetes. Geralmente as bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente e são utilizadas como âncora para o aparelho.
  • Aparelho Fixo Especial: utilizado para controlar o hábito de chupar o dedo ou a língua presa.
  • Mantenedor de Espaço Fixo: se o dente é de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço até que o dente permanente nasça.       

Encontre no Guia Médico o Profissional de Ortodontia que irá te Ajudar em Campo Grande

O Guia Médico é líder no Mato Grosso do Sul, acesse agora mesmo e encontre o seu dentista especialista em Ortodontia. Estamos sempre a disposição com os melhores profissionais de saúde, clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *