Gastro pediatra: o que faz esse especialista? Quando procurar?

O gastro pediatra é o médico responsável por diagnosticar, prevenir e tratar crianças e adolescentes que possuam doenças no aparelho gastrointestinal, ou seja, qualquer doença que atinja boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos delgado e grosso, além do fígado, vesícula biliar e pâncreas.

O que faz um gastro pediatra?

O gastro infantil vai auxiliar o pediatra ou atender crianças e adolescentes com sintomas no tubo digestivo. Os mais comuns são náuseas, vômitos, diarreias, cólicas abdominais, constipação intestinal, distensão abdominal, alergias alimentares, entre outros.

Quando devo procurar um gastroenterologista pediatra?

Há duas situações comuns em que se procura um gastro pediatra. A primeira é quando o próprio pediatra que acompanha a criança e/ou adolescente faz a indicação para o especialista. 

A segunda é, quando há qualquer sintoma, dos mencionados acima, o profissional especialista em gastroenterologia pediátrica é o mais indicado pois conhece a fundo os sintomas, doenças, modos de prevenção e tratamento especificamente do sistema digestivo, o que traz mais rapidez no alívio das dores e tratamento precoce, no caso de doenças. 

Quais são as doenças tratadas pelo gastro pediatra?

O gastro pediatra trata doenças relacionadas ao sistema digestivo de crianças e adolescentes. As doenças mais comuns são: 

Gastrite

A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago. Pode ser causada por uma série de fatores como uso de medicamentos, maus hábitos alimentares e até mesmo fatores emocionais. O principal sintoma da gastrite nas crianças e adolescentes são as dores na parte superior da barriga. 

Úlcera gástrica

Já a úlcera é uma ferida que se desenvolve na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado. São provocadas principalmente quando o ácido estomacal danifica o revestimento do trato digestivo e causa dores intensas. 

Refluxo gastroesofágico

Trata-se de um problema crônico que acontece quando o ácido do estômago ou a bile entra no tubo alimentar e irrita a mucosa. Os principais sintomas são azia e queimação que pioram depois das crianças se alimentarem ou deitarem. 

Cálculo na vesícula

É o acúmulo de colesterol e cálcio na vesícula que vai se agrupando e criando os cálculos ou pedras. Causa dor intensa e requer cirurgia para o tratamento. Infelizmente este problema está ficando cada vez mais comum em crianças e jovens.

Síndrome do intestino irritável

É bastante comum em crianças e os principais sintomas, além da dor abdominal, são a diarreia ou prisão de ventre.

Doença inflamatória intestinal

O principal sintoma das inflamações intestinais é a presença de sangue nas fezes e estão relacionadas com a imunidade. 

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é bastante comum, principalmente nas crianças. Geralmente causa náuseas, dor e/ou inchaço abdominal, diarreia e gases. 

Pancreatite

A pancreatite é uma doença inflamatória progressiva do pâncreas. Pode ter causas externas, como traumas, má alimentação ou ser hereditária. Geralmente provoca dores intensas no local. 

Quais são os exames que um gastro pediatra pode pedir? 

Para auxiliar no diagnóstico e adequado tratamento, o médico gastroenterologista pediátrico pode pedir exames complementares, como os de imagem, sangue, endoscopia ou colonoscopia. 

Onde encontrar um gastro pediatra? 

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico em Alagoas, clicando aqui!

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico no Amazonas, clicando aqui!

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico na Bahia, clicando aqui!

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico em Goiás, clicando aqui!

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico no Maranhão, clicando aqui!

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico em Mato Grosso, clicando aqui!

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico em Pernambuco, clicando aqui!

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico no Rio Grande do Norte, clicando aqui!

Encontre o seu médico gastroenterologista pediátrico em Santa Catarina, clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.