Médico vascular: você sabe o que faz essa especialidade?

Um médico vascular é o responsável por cuidar de todo nosso sistema circulatório, ou seja, ele auxilia na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas arteriais, venosos e linfáticos. 

O que faz um médico vascular?

É comum ouvirmos que, o médico vascular é aquele que faz cirurgia de varizes, mas a verdade é que sua atuação vai muito além disso. Ele vai cuidar do sistema circulatório como um todo e, apesar de ser mais comum os sintomas das doenças vasculares serem nos membros inferiores, eles podem indicar doenças em todo o corpo, como no abdômen e nas mãos. 

Quando devo procurar um médico vascular?

Devemos procurar um médico vascular sempre que houver sintomas no sistema circulatório. Os mais comuns são dor e inchaço nos membros tanto inferiores quanto superiores, alterações na temperatura corporal, formigamento e dificuldade para caminhar, por exemplo. 

Além disso, este especialista também pode e deve ser procurado preventivamente quando há histórico familiar de problemas vasculares, porque assim, é possível evitar que os problemas apareçam.

Há ainda a opção do médico vascular ser indicado por outras especialidades médicas. 

Qual a diferença entre angiologista e vascular?

Tanto o médico angiologista quanto o médico vascular são responsáveis por avaliar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao sistema circulatório. 

Entretanto, se o tratamento for cirúrgico, somente o cirurgião vascular é habilitado para realizar o tratamento. Mesmo assim, ele também pode realizar o tratamento clínico. 

O que são doenças vasculares?

As doenças vasculares englobam qualquer problema que afete os vasos sanguíneos, ou seja, a circulação no corpo como um todo. 

O que são doenças vasculares?

Entre as doenças mais comuns tratadas por esse especialista, estão: 

Insuficiência venosa crônica (varizes)

É a doença vascular mais comum e acontece quando as veias do corpo não conseguem bombear o sangue de volta ao coração fazendo com que eles se dilatem com o acúmulo de sangue. Os fatores de risco são, principalmente, causas genéticas, obesidade e sedentarismo. 

Pé diabético

São uma série de problemas e infecções que aparecem nos pés de pessoas com diabetes não controlada. Geralmente há o surgimento de feridas que não cicatrizam.

Trombose Venosa Profunda

É uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos em veias profundas, geralmente nas panturrilhas. O grande problema é que esses trombos podem se deslocar e se alojar nos pulmões.

Doença Carotídea

Caracteriza-se quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas que ficam na região do pescoço e levam sangue ao cérebro. Sua principal causa é o acúmulo de placas ricas em gordura na parede dos vasos, chamada de aterosclerose.

Úlcera varicosa ou venosa

Trata-se da evolução das varizes, quando a dificuldade circulatória provoca o aparecimento de feridas.

Como é a consulta com médico vascular?

A consulta com cirurgião vascular sempre é individualizada e varia conforme os sintomas do paciente. No entanto, existem alguns pontos que são frequentes em todas elas. No início da consulta o cirurgião vascular sempre ouvirá o paciente com muita atenção, assimilando todas as informações que ele traz.

Quais exames que o médico vascular pode pedir?

Além da consulta e exame clínico, é comum o médico vascular solicitar exames para que o diagnóstico seja o mais efetivo possível, tais como: a angiografia e a angiotomografia.

Encontre um médico angiologista e cirurgião vascular no seu estado:

Angiologista e cirurgião vascular em Alagoas, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular no Amazonas, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular na Bahia, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular em Goiás, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular no Maranhão, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular em Mato Grosso, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular no Mato Grosso do Sul, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular em Pernambuco, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular no Piauí, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular no Rio Grande do Norte, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular em Santa Catarina, clique aqui!

Angiologista e cirurgião vascular em Sergipe, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *