O médico do sono é um médico com treinamento especializado na medicina do sono, são treinados principalmente em clínicas, otorrinolaringologia, pneumologia e neurologia, e depois realizam um curso a parte focado na medicina do sono. Esses profissionais são especializados em distúrbios do sono, como ter uma noite de sono ruim e outros distúrbios que serão apontados mais a frente
Quais exames o médico do sono costuma pedir?
O exame de polissonografia ou uma simples consulta com os médicos anteriormente citados capacitados em realizar exames na área da medicina do sono, nenhum outro exame é necessário.
Como é feito o exame do sono?
É feito um estudo de maneira não invasiva que monitora o que acontece com seu cérebro e corpo enquanto você dorme. Nesse teste você vai para um laboratório do sono que é configurado para pernoites em uma sala escura e confortável. Assim monitorando os estágios e os ciclos do sono, identificando as possíveis interrupções no padrão do sono. Além de medir o movimento dos olhos, batimentos cardíacos, ronco, nível de oxigênio no sangue e movimentos corporais. A sessão toda do tratamento não exige nenhum doutor ou enfermeira ao seu lado, mas elas são filmadas.
Fonte:http://joaninhabacana.blogspot.com/2014/11/laboratorio-do-sono.html
Como eu sei se tenho algum problema relacionado ao sono?
Aproximadamente 70% dos brasileiros não dormem bem. Os adultos com poucas exceções precisam de 7 a 9 horas de sono para se manterem ativos e produtivos, sem prejudicar sua saúde. Outros problemas são acordar múltiplas vezes durante o sono.
Esses distúrbios de sono são múltiplos, como:
Apneia do sono
Distúrbio do sono possivelmente grave em que a respiração para e volta diversas vezes.Seus principais sintomas são roncar durante o sono, excesso de cansaço, dores de cabeça pela manhã, diminuição de rendimento em estudos ou trabalho, impotência sexual, irritabilidade e depressão. Essa doença acontece graças a um estreitamento nas vias respiratórias,na região do nariz e garganta, que acontece por uma desregulação na atividade dos músculos da região da garganta chamada faringe, que pode ficar muito relaxada.
Bruxismo
Refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida. Ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.
Insônia
É caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos.
Fonte:https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dicas-para-acabar-com-insonia#:~:text=A%20ins%C3%B4nia%20%C3%A9%20caracterizada%20pela,e%20uso%20de%20certos%20medicamentos.
Sonambulismo
O ato de se levantar e caminhar durante o sono, sonambulismo é um distúrbio cuja causa ainda é desconhecida. O que se sabe é que ele se manifesta mais no sexo masculino e que alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver o transtorno. É um distúrbio que se manifesta durante o estágio mais profundo do sono.
É verdade que não se pode acordar um sonâmbulo?
Um mito muito popular é que se você acordar um sonâmbulo, ele pode ter um ataque cardíaco e até morrer, e realmente é só um mito, o máximo que pode acontecer é ele ter confusão, medo e às vezes ter uma postura mais agressiva.
5 Dicas valiosas para um sono de qualidade
- Fazer exercícios físicos: uma das melhores formas científicas de melhorar o sono e saúde, pois ao se exercitar, o corpo gera endorfina – o neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar
- Não dormir com a televisão ligada e deixar o celular alguns minutos de lado antes de dormir: exposição de luz do dia é benéfica, entretanto a exposição noturna à luz tem o efeito oposto, pois o seu cérebro de maneira inconsciente vai ficar processando os feixes de luz, atrapalhando o processo de adormecer e piorando seu sono.
- Procurar dormir e acordar no mesmo horário: ser consistente com os horários de sono pode melhorar a qualidade de sono em longo prazo, pois o seu corpo consegue entrar em uma rotina, sendo mais fácil de dormir e acordar.
- Ter um ambiente propício para o sono: temperatura, ruído, luzes e disposição dos móveis, para ter um ambiente confortável, aumentando o tempo que se entra em sono profundo.
- Usar itens como relógios inteligentes podem ser uma boa para melhorar o seu sono: eles conseguem captar as horas que você dormiu, a qualidade de seu sono e os momentos que aconteceram alguns distúrbios.
Onde encontrar seu neurologista
Deixe um comentário