Você sabe o que um hematologista faz?

O hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos e baço, fazendo de total importância uma consulta imediata se sentir alguma alteração negativa em seu corpo, como dores e inchaços.

O que o médico hematologista trata?

Linfomas, mieloma, hemofilia, mielofibrose, excesso de produção de glóbulos vermelhos ou plaquetas são casos frequentes para hematologistas. Algumas síndromes relacionadas ao sangue também exigem que você procure a orientação de um especialista de confiança.

Quais são as doenças hematológicas?

As doenças hematológicas mais comuns são:

Vários tipos de anemias

A anemia é estabelecida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem falta de oxigenação, o que pode gerar diversos sintomas.

Plaquetas baixas

Plaquetas baixas é uma condição caracterizada pela redução do número de plaquetas na circulação sanguínea, afetando a coagulação do sangue, podendo causar sintomas sérios e preocupantes. As plaquetas são essenciais para evitar a perda de sangue.

Hemofilia 

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que contagia a coagulação do sangue, esse distúrbio faz com que seu corpo tenha mais dificuldade em conter sangramentos. Quando machucamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas entram em ação para estancar o sangramento.

Tromboses

A trombose é consequência da formação de coágulos em lugares onde não houveram sangramentos. É definida pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam em membros inferiores, como pernas e pés.

Linfomas 

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo.

Leucemias agudas

Leucemias agudas são um grupo heterogêneo de neoplasias originadas das células progenitoras, com ligação às linhagens celulares hematopoiéticas. Instalação abrupta, proliferação descontrolada de células com parada de maturação (blastos) e infiltrando tecidos.

Mieloma múltiplo

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Quais exames o hematologista passa?

Hemograma; Metabolismo do ferro; Coagulograma; Mielograma e biópsia de medula.

Como é feito o exame de Hematologia?

O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.

Quando se deve procurar um hematologista?

Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto em exames de rotina. Os tipos de alteração mais comuns são aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.

Onde encontrar seu hematologista

Hematologista em Maceió

Hematologista em Manaus

Hematologista em Salvador

Hematologista em Goiânia

Hematologista em São Luís

Hematologista em Cuiabá

Hematologista em Campo Grande

Hematologista em Recife

Hematologista em Teresina

Hematologista em Natal

Hematologista em Florianópolis

Hematologista em Aracaju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *