O que faz um pneumologista pediatra?

Um pneumologista pediatra é o profissional responsável por cuidar, prevenir, diagnosticar e tratar as doenças respiratórias em bebês, crianças e adolescentes. É uma subespecialidade da pediatria. 

Quando devo procurar um pneumologista pediatra? 

Doenças respiratórias em crianças são muito comuns, então, você deve procurar um pneumologista pediatra sempre que o bebê, a criança ou o adolesecente apresentar sintomas respiratórios, tais como: tosse, falta de ar, catarro, cansaço, rouquidão, por exemplo. 

Também é muito comum, o próprio pediatra indicar a consulta com um pneumologista pediatra quando percebem que precisam dar uma atenção maior e mais específica ao caso. 

É possível marcar uma consulta diretamente com um pneumologista pediatra, mesmo na ausência de sintomas, mas para acompanhamento ou para receber informações importantes sobre como evitar doenças respiratórias nos pequenos. 

Quais são as doenças tratadas pelo pneumologista pediatra?

A lista de doenças tratadas por uma especialista em pneumologia pediatra é bem grande, mas entre as principais temos: 

Asma

Provoca dificuldade para respirar, chiado no peito, tosse, respiração curta. É uma doença crônica que causa inflamação das vias aéreas que ficam mais estreitas e saí bem a dificuldade de respirar. Geralmente é provocada por alergias, mudanças bruscas de temperatura ou infecções virais. 

Sinusite

A sinusite em crianças pode ser bem incômoda provocando febre, dores de cabeça e na face, congestão nasal, perda do apetite, entre outros sintomas. Trata-se de uma doença causada pela inflamação das cavidades ao redor das vias nasais e pode ser provocada por diversos fatores como vírus ou bactérias que se desenvolvem no muco que fica preso no interior dos seios nasais, após episódios de alergia, por exemplo. 

Bronquite e suas variações

A bronquite surge quando há uma inflamação dos canais respiratórios gerando muco no local. Os sintomas mais comuns são falta de ar, chiados ou sibilos, tosse com muco, febre e coriza. A bronquite é provocada por vírus ou bactérias e pode ser aguda ou crônica. Neste último caso, é necessário acompanhamento médico recorrente. 

Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença hereditária, onde as células produzem muco, suor e sucos digestivos, tornando-os espessos e pegajosos aumentando o risco de aderência nos dutos e passagens. A doença se não tratada pode levar à morte.

Pneumonia

A pneumonia é causada por uma infecção, onde os sacos aéreos podem ficar cheios de líquido ou pus, acometendo um ou os dois pulmões. Causam febre, tosse, calafrios e dificuldade respiratória e pode ser fatal, principalmente nos bebês.

Síndrome do bebê chiador

Trata-se de um chiado no peito que acontece com crianças de até dois anos de idade. Pode ou não estar relacionado a problemas respiratórios e por isso, demanda um acompanhamento médico. 

Dentre  doenças comuns tratadas pelo pneumologista pediatra estão: displasia broncopulmonar, doenças respiratórias causadas por aspiração de alimentos, rinite alérgica, tosse crônica, tuberculose pulmonar.  

Malformações no sistema respiratório é outro caso muito comum tratado por pneumologistas pediátricos. 

Quais exames o pneumologista pediatra pode solicitar? 

Em alguns casos, o diagnóstico da doença é feito através de exame clínico. Entretanto, em alguns casos, são necessários exames complementares. Os mais comuns são exames de imagem, como o raio-x, que mostra como está o interior dos pulmões e exames de alergias em alguns casos. 

Onde encontrar o seu médico endogastro:

Pneumologista pediátrico na Bahia, clique aqui!

Pneumologista pediátrico em Mato Grosso, clique aqui!

Pneumologista pediátrico em Mato Grosso do Sul, clique aqui!

Pneumologista pediátrico no Piauí, clique aqui!

Pneumologista pediátrico em Santa Catarina, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *