Veja opções de farmácia de manipulação em Campo Grande – MS

As farmácias de manipulação são aquelas em que, os medicamentos ou suplementos são feitos de modo personalizado para cada paciente, de acordo com a receita médica. Ou seja, não há, em sua grande maioria, medicamentos prontos que qualquer um pode ir lá comprar (com algumas exceções), mas cada pessoa, munido de uma receita prescrita por um profissional de saúde, vai até a farmácia e sai com um medicamento feito exclusivamente para ela. 

Com o crescimento de áreas integrativas da saúde, que olham o indivíduo como todo e suas necessidades individualizadas, se viu um aumento do número de farmácias de manipulação em Campo Grande – MS para atender a essa demanda. 

Como são feitos os medicamentos nas farmácias de manipulação?

Ao chegar em uma farmácia de manipulação em Campo Grande – MS com a receita médica, o farmacêutico responsável irá analisar e depois enviar para o laboratório. Lá, o medicamento é feito de modo artesanal de acordo com a solicitação. São colocados todos os componentes solicitados seguindo sempre as normas e Boas Práticas de Manipulação recomendados pela ANVISA.

Os componentes de boa procedência e uma equipe treinada e constantemente atualizada é fundamental para o bom funcionamento das farmácias de manipulação. 

É válido lembrar que, o preceito de que os medicamentos manipulados são mais naturais nem sempre é verdade. Há alguns medicamentos em que é possível sim trocar uma matéria-prima industrializada por uma mais natural, entretanto, há aqueles insumos que só estão disponíveis em origem sintética. 

Posso fazer qualquer remédio nas farmácias de manipulação? 

Praticamente todos os medicamentos podem ser manipulados. As farmácias possuem matéria-prima e tecnologia para produzir uma grande variedade de medicamentos. Apenas aqueles em que há patentes protegendo a formulação e alguns outros, como os medicamentos de liberação lenta, que não podem ser manipulados. 

Vantagens de fazer os medicamentos nas farmácias de manipulação

Os medicamentos manipulados possuem algumas vantagens em relação aos medicamentos industrializados, entre elas, podemos citar: 

  • Dose certa: como os medicamentos são feitos sob medida para cada paciente, não há desperdício de matéria prima ou sobras ao final do tratamento. O remédio já vem pronto na dose certa para ser consumido.
  • Em alguns casos, é possível alterar a forma farmacêutica para que o remédio se adeque melhor à rotina e ao paciente, por exemplo: sachês, pomadas, líquidos, cápsulas, etc.
  • Preços mais baixos são outra grande vantagem e há diversos fatores para que os medicamentos manipulados sejam mais baratos que os industrializados. Uma delas, é o gasto com publicidade do nome do remédio, como na farmácia de manipulação não há a necessidade de gasto com marketing, esse custo é deduzido do valor final. Outro fator é a economia de matéria prima. Há o gasto na medida do que vai ser produzido, havendo economia na compra e uso dessa matéria-prima.
  • O meio ambiente também agradece o uso consciente das matérias-primas usadas.
  • Você pode juntar mais de ativo na mesma fórmula, assim, reduz o número de medicamentos que precisa tomar todos os dias, evitando esquecimentos e facilitando o dia a dia.
  • Os medicamentos manipulados são confiáveis. As farmácias compram as matérias-primas dos mesmos fornecedores das indústrias e ainda possui controles de qualidade internos.
  • Assim como nas farmácias comuns, em que, alguns medicamentos podem ser adquiridos sem a receita médica, na farmácia de manipulação, há fórmulas que podem ser liberadas pelo farmacêutico, através da prescrição farmacêutica, conforme resolução do Conselho Federal de Farmácia CFF nº 586/13.

Como escolher uma farmácia de manipulação em Campo Grande – MS?

Você deve sempre priorizar por estabelecimentos que estejam com todas as documentações e autorizações de funcionamento em dia, isso garante que, órgãos de fiscalização competentes, acompanham e autorizam o trabalho da farmácia de manipulação. 

Além disso, observe a higiene do local, a ética e a história da farmácia e também pode verificar se há um farmacêutico responsável pelo local.

Escolha sua farmácia de manipulação em Campo Grande – MS, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *